quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eu e as mudanças

                                                    
Muitas coisas tem acontecido comigo ultimamente e queria compartilhar com vocês uma coisa que é fato: relacionamentos são transformados de dentro pra fora e não o contrário.Como é isso??? Tá bom, eu vou explicar.De uns 2 anos pra cá venho passando por um processo de "transformação",é meio clichê,mas literalmente sendo quebrada e refeita nas mãos do Oleiro.Era uma pessoa extremamente imediatista e autoritária,sem contar que eu era o stress em pessoa, dava piti por causa de tudo e até recebi o carinhoso apelido de "Barraquel",pela minha querida amiga também blogueira, Si Caetano ( essa podia ser considerada o único ser vivente da Terra que tinha saco pra me aturar! rsrsrs ) .Imaginem só que candureza de pessoa que eu era! rsrsrsrs Era a rainha do bafão e do barraco!! rsrs Hoje eu rio ( é assim mesmo que se escreve? ) mas antes a minha situação era de chorar.
Aí você se pergunta: tá,mas o que você fez pra mudar,já que tudo que tô contando tá no passado?? Pois é,aí é que tá o pulo do gato.Sempre tive o apoio de amigos,família,e do namorado (que merece oscar pela paciência que ele teve comigo no começo) para que eu conseguisse melhorar como pessoa. Maaaaaas o principal eu não tinha: a consciência de quem eu era,de qual era a minha identidade, e onde e de que forma eu deveria mudar algumas muitas coisas em minha vida.
Gente,nãããããooo é fácil responder a essas perguntinhas aí não,viu! Porque existe aquela máxima de que quando finalmente achamos respostas,vem a vida e muda as perguntas.E foi isso o que aconteceu comigo.As perguntas foram mudadas e lá estava eu perdida em mim mesma.Me sentia sempre muito frágil e até com uma certa revolta por todas as oportunidades que gostaria de ter tido na vida e não tive.Por toda carga que tive por momentos extremamente conturbados em minha família,relacionamentos amorosos e etc... Enfim,tinha dias que dava vontade de parar tudo e descer desse planeta! rsrsrs
Só que infelizmente isso não foi possível,porque como eu disse anteriormente,o Oleiro nos molda,nos quebra,nos refaz e usa as situações do dia a dia, pessoas e as circunstâncias para isso.Tenho aprendido a ser mais paciente,mais ponderada, pensar mais antes de sair disparando as coisas... E isso não é indolor.Muitas vezes a gente tem que engolir algumas coisas,mas depois entende como foi útil aquele momento de "sapo goela abaixo".Tem gente que quer dar ordem ao Oleiro e quer que a moldura seja feita a seu jeito,a seu tempo e da forma que ela quiser.Tsc,Tsc,Tsc... Tudo errado.Eu fui uma que fez muito isso.E levei só toco na cabeça.A partir do momento em que eu falei: Ok,você venceu, molda me conforme a Tua vontade, me faça e refaça quantas vezes forem necessárias, aí sim a coisa mudou de figura.Aprendi a falar menos e ouvir mais.Ouvir é algo muito,muito importante.Aumenta a nossa capacidade de percepção em relação às pessoas e o meio em que vivemos.Ditado clássico: temos 2 ouvidos e 1 boca,para ouvir mais e falar menos.Outra coisa que aprendi é que nem tudo é do jeito e no tempo que eu quero.Resiliência é uma coisa que tô custando a aprender.A capacidade de voltar " a forma original" mesmo depois da pressão.Há pessoas que sofrem pressão e permanecem na forma em que foram pressionados.Nãooo!!!Temos que voltar a forma que éramos antes! Tudo que passamos tem de ser como experiência em nossas vidas,como aprendizado e não para ser motivo de murmuração e vitimização.Se você tem vivido dias assim,mude de atitude! Tudo tem seu tempo,tempo de chorar e tempo de guerrear,mas não deixe o seu tempo de choro ser maior que a sua vontade de guerrear! Eu só conseguir mudar e melhorar ( o processo ainda continua,é constante ) como pessoa quando eu vi que se eu, que sou a maior interessada não quiser ser transformada,não adianta meus amigos,família e marido quererem mudar a minha vida pra mim,por mais que me amem. Minha consciência de quem é DEUS em minha vida foi fundamental porque Ele simplesmente é quem tá a frente da máquina da minha vida.Seja em que direção Ele quiser me levar,eu tenho que estar atenta, com coração,mente, olhos e ouvidos abertos e me adequar e entender que se Ele tem o melhor para mim,tenho que confiar.Dificuldades vem e vão.Problemas todos nós mortais temos.
O que muda é a nossa visão em relação a eles. Isso tudo fez uma enoooooorme diferença  e me ajudou a ser uma pessoa melhor e por consequência ter relacionamentos melhores,buscar compreender mais as pessoas e como elas são,porque elas também estão em um constante processo assim como eu. Nesse dia eu quero encorajar você que viveu ou tem vivido dias complicados a não botar só a culpa no mundo e olhar pra dentro de si mesmo e querer começar as mudanças de dentro pra fora.Quer melhorar o relacionamento com seus pais? Com seu marido e amigos? Pois então olhe para dentro de você, esvazie se de si mesmo e deixe o Oleiro fazer e refazer esse "vaso" quantas vezes forem precisas! Vamos lá?




Com amor,

2 comentários:

  1. Uau! Escreveu isso pra mim!!!
    Sou exatamente como vc (mal de família? ahahah) e com o tempo estou aprendendo a me conhecer e como vc acho que resiliência é o aprendizado mais complexo e difícil de todos! Refazer o "vaso" não é fácil, mas é preciso. O que definirá nossa vida amanhã é a forma como lidamos com os problemas hoje e esse aprendizado é constante e eterno!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Como fico feliz em ler essas linhas.
    Acompanho de perto e sei bem cada linha escrita aqui o quão verdadeira é.

    E confesso que tenho sido mais feliz em perceber que nós estamos conseguindo caminhar no estreito caminho da mudança , em amor e no amor.

    Bjo amiga... teamo

    ResponderExcluir